Total de visualizações de página

São Franscisco

São Franscisco
Roça do Sr. Nenzin

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Esolhendo uma bicicleta como meio de transporte

Toda compra de um engenheiro é um parto!
Quando resolvemos colocar os critérios de compra semelhantes aos critérios utilizados nos métodos de compra em engenharia sofremos mais que o necessário.

Objetivo:

Encontrar uma alternativa de transporte urbano que substitua o uso do sistema de transporte coletivo na maior parte do tempo e que valorize a cidade de Salvador.

Asserção:

A) Transporte Urbano de Salvador tem presença de baratas (Duas vezes experimentei a sensação desagradável de uma barata sobre a minha mão).
B) Os ônibus nem sempre param no ponto.
C) Os ônibus são movidos à Diesel.
D) Ônibus são motorizados.
E) Quase sempre estamos tensos no ônibus, de pé e tentando não cair.
F) O preço, não atende à condição da população, principalmente por se tratar de um serviço publico.
G) Não há condição física para apreciar a cidade de Salvador.
H) Começa o dia cansado.
I) Logo que cheguei em Salvador usava duas formas de locomoção que tomavam boa parte do meu tempo, andava e usava o onibus. Naquele período não era inteligente o suficiente para pensar em algo que já tiverá passado pela cabeça de Leonardo da Vinci.

Nos últimos dois anos usei massivamente o onibus e tive a sorte de vir algumas dezenas de vezes de carro com alguns amigos (Carol, Luciana e Marcão). Estes amigos utilizam horários alternativos o que minimiza o impacto do carro no transito. Além disso, como me davam carona (embora por vezes o percurso aumentasse) o impacto do uso do automovel também era reduzido - aqueles dias, minha vida ficou mais prática, devo admitir. Mas como não sou um homem prático e tenho o dever de pensar em outras soluções, como p.ex. morar um pouco mais perto da minha atividade mais frequente, suprimiu o possível desejo de ter um carro. Então, enquanto não tiver tentado morar perto de minha atividade mais frequente, não tenho motivos nobres o suficiente para dizer que esgotei minhas possibilidades para justificar a compra de um automovel.

Percurso atual de casa para o trabalho: 10,1Km
Tempo disponível para deslocamento durante o dia 80min.
O trecho Amaralina-Federeção não tem ciclovia, a minha integridade física fica mais comprometida.
Ainda não há bicicletário no local de trabalho.
Será impraticável pela corrida pois gastaria mais que 1 h, acredito!
A solução da moda verde é a bicicleta, então poderia voltar para velha guarda do ciclismo. Entretanto, estou destreinado, desde que cheguei aqui não tive um ambiente adequado para andar de bicicleta o que me fez doar a minha, e me tornei este "atleta" da corrida que a cada dois meses pratico 15 dias de corrida!Lamentável!
Mesmo com estas dificuldade, a troca do uso de combustivel fossil pelo uso do corpo humano alimentado adequadamente torna esta solução eficiente. Vale lembrar que é possível percorrer o trecho de 10km de bicicleta em menos de 40 min. Além disso, podemos apreciar os detalhes das ruas e reclamar melhor a qualidade da nossa cidade.
Quanto a segurança, o que posso dizer é que não mudanças sem atitudes arriscadas. Não podemos querer uma cidade com ciclovias e outras alternativas se não usamos ao menos o transporte coletivo. Ainda não acredito que tornar minha vida totalmente rápida, com um currículo carregado de contribuições acadêmicas me torna um sujeito melhor, uma sociedade melhor, serei mais um que fez muitas coisas, e aqui "coisas" é a melhor palavra. O que desejo neste artigo é pensar como comprar uma bicicleta boa e barata e que atenda a necessidade da mobilidade.

Recentemente vi a melhor relação custo benefício(Ambiental) em uma bicicleta. A Caloi produziu 50 unidades de uma bicicleta chamada Mobilité que guarda as principais qualidades de bicicleta urbana. O pneu não é nem fino demais como de uma bicicleta Speed e nem largo como MTB, tem bagageiro, a qualidade dos componentes é inquestionável Shimano Deore, além de ter um amortecedor dianteiro de boa performance.
Mas a Caloi desenvolveu este modelo de forma de promoção, apenas para divulgar a questão da mobilidade urbana. Esta bicicleta, que tem a assinatura de Renata Falzoni, no máximo será divulgada pela ESPN e internet o que nos leva a imaginar que a divulgação que a Caloi tem interesse não será tão efetiva. Resumindo este cenário de falta de modelos de bicicletas para mobilidade urbana me deixou curioso quando a relação de eficiência no ciclismo como mobilidade urbana.

Perguntas:

1) Qual a distância média percorrida por um trabalhador para chegar ao trabalho?
2) Quais os cenários de variação de cotas ao longo do percurso sobre uma bicicleta?
3) Qual a média de aproveitamento de um ciclista que sai de uma cota z1 > z2 sem mudança de inclinação?
4) Quais são os limites de velocidade?
5) Qual a eficiencia do nosso corpo na transformação de alimento em trabalho?
6) Que tipo de alimento o homem come?
7) Qual a qualidade dos alimento?
8) Quais são os elementos usados na construção da bicicleta? Qual a energia média gasta neste processo de produção? Qual é a qualidade do combustivel?
9) Qual a bicicleta mais adequada para um ambiente corrosivo?
10) Quais são os impactos sobre o corpo humano quando submetido ao uso da bicicleta para locomoção urbana?
11) Qual o impacto social?
12) A compra da bicicleta conduz ao consumo de algum componente extra?
13) A manutenção da bicicleta é custosa?
14) Por que conseguimos gastar milhões com skytrain e não podemos construir um skycycle?
15) O que nos falta para construirmos veículos coletivos movidos por vários ciclistas?
16) Como fica a questão da acessibilidade quando introduzimos uma parcela significativa do transporte urbano com veículos não automotivos?
17) A saúde publica e os cofres publicos são beneficiados pelo uso de veículos não automotivos?
18) Quanto devemos melhorar nosso transporte urbano sobre um cenário grave?
19) Qual o limite de crescimento de uma cidade para que hajam soluções possíveis ao transporte publico?
20) A mobilidade não automotiva reduz o consumo de água?


Inicialmente, vou tentar elaborar algumas hipóteses sobre estas questões e talvez eu descubra à medida que eu familiarizar sobre o assunto que algumas dessas questões estejam avançadas, então vou me concentrar nas questões práticas do ciclo de vida da bicicleta. Se tiverem contribuições por favor me ajudem nos comentários...Indiquem livros.

Atualizações...

Depois de um retorno imediato de um amigo para estas questões ele acabou contribuindo parcialmente em alguma delas podem conferir nos comentários. Depois do estimulo dele acrescento um site com uma lista de boas práticas no transito.

http://sjciclismo.wordpress.com/2008/08/09/10-dicas-para-um-ciclista-esperto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário