Total de visualizações de página

São Franscisco

São Franscisco
Roça do Sr. Nenzin

sábado, 16 de julho de 2011

O último dia que estivemos juntos

Ainda lembro daquele dia, parecia domingo. Calmo, quase sem motivo para ligar qualquer aparelho eletrônico.
Eu os encontrei naquela manhã como se nunca os tivesse visto antes. Era tudo novo, as mudanças eram acentuadas... Eu me sentia velho e igual, mas o que valia a pena é que todos minavam felicidade. Tive até medo de dizer que pensava diferente e que aquela união de antes, o que restava, era saudade.
Contive as palavras. Choro, não havia motivo. Já houve dias que desconfiei das minhas lágrimas. Agora que sou árvore sem raízes, ou melhor, raízes sem terra, tenho me movido como trepadeira, às vezes belo na superfície mas as raízes sabe-se lá o que podem fazer.
Ali por perto não havia o hábito de precisar de nada, então aquela manhã era suave e para quem não tinha costume não tinha sentido. Todos falavam das amizades, o que o mundo tinha proporcionado, como a vida tinha melhorado. Não havia nada ruim, a leitura deles só tinha o belo. Lembrei de como era aquele tempo sem desconfiança.

Não poderia ter sido melhor, aquele cheiro que foi chegando devagar me deixou confuso, lembrei de esperança, cheiro de horta, talvez um pouco menos intenso. As correntes de ar no início eram quentes abafadas e depois um pouco mais frias, mas ainda úmidas. Naveguei nas histórias de alguns pássaros que meu pai me contava, fogo pago, rasga mortalha, akauan, curiango, mixiriqueira e tantos outros que já esqueci. Depois da brisa que soprava havia muito mais por vir.
E quando as gotas tocaram o telhado eu finalmente entendi o que os alimentava.

Pensava o quanto tinha arrancado do meu espirito para ser o que sou.
Senti que não me desligará completamente daquele universo, queria ser como aquela chuva ou como aqueles pássaros cheios de magia. Mas não tardou para recuperar o pedacinho da minha família, e logo pensei quantos quinhões que daria para que fosse o último dia que estivemos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário