Total de visualizações de página

São Franscisco

São Franscisco
Roça do Sr. Nenzin

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Mapa da memória e dos lugares que passei com meu pai

Mapa da memória e dos lugares que passei com meu pai

Hoje eu olhei o mapa do Brasil para ver quão distante era Uberlândia de Salvador e acabei deparando com uma sequência de nomes de cidades como Vitória da Conquista, Janaúba, Montes Claros, Bocaiúva, Curvelo, Sete Lagoas e do outro lado Governador Valadares, Teófilo Otoni, Ipatinga, Muriaé, Aparecida e São José dos Campos, todos os caminhos entre Brumado e São Paulo. É engraçado, quando seu pai é caminhoneiro não há qualquer lugar longe, quando vejo estes nomes é como se estivesse em casa em qualquer um destes lugares. Meu pai tinha amigos e conhecidos em quase todos estes lugares, a cada parada uma festa por encontrar alguém. Ele era uma pessoa encantadora, a ligação com a terra por ter nascido na roça, fazia com que ele dedicasse a sua exaltação aos frutos de cada local, Janaúba - Banana, Bocaiúva - Piqui, perto de Teofilo-Otoni era aquele almoço que tinha carne de porco, as vezes ovos fritos acompanhado de banana frita. Aquelas serras enormes pela 116, era a nossa diversão. Ver o ronco do motor aumentar quando o som rebatia nas rochas próximas a pista, e quando chegávamos ao topo, tomávamos caldo de cana e comíamos pastel frito e sempre meu pai repetia a história do restaurante que fechou por causa da maionese. Quando entravamos na Dutra, sabíamos que estávamos perto de casa. Na época ele tinha um caminhão Scania 110 que quebrava sempre (é engraçado que ao escrever Scania 110 automaticamente enxerguei a cor laranja). O mecânico ficava em Muriaé, era terrível ficar parado lá, eu sentia o nervoso, o desconsolo do meu pai. A cada segundo esperávamos que ele dissesse: "Vamos, sobe aí moleque! Já consertou! Não sei se sinto saudade dele, na verdade é como se estivesse presente em mim. Apenas tenho a sorte de guardá-lo permanentemente em minha memória!

Um comentário:

  1. Que lindo, Robson!
    Meu irmão, João, já está há um ano trabalhando em obras no norte de Minas. Vai e volta de carro quando pode vir descansar. Então sempre tenho ouvido falar desse lugares, mas pra mim dão sempre aquela sensação de ser loooooge pra ir de carro.
    bjo

    ResponderExcluir